terça-feira, 12 de junho de 2012

Heróis ou anti-heróis?


No sábado, dia 2 de Junho, promovemos um encontro entre todos os professores da escola João XXIII. Este encontro foi subordinado ao tema “Professor Educador”, onde quisemos passar uma ideia chave: os professores podem, e isto de facto acontece, ser uma âncora fundamental para os seus alunos, podem ser coadjuvantes no seu dia-a-dia para que eles possam construir uma vida, uma história, um futuro feliz.

Também nós tivemos bons modelos de professores, professores que vamos recordar para sempre, que foram bem mais do que professores e nos souberam mostrar valores, lançar reflexões pertinentes, enfim que nos fizeram crescer enquanto pessoas…

Sentimos necessidade de preparar com dedicação este tema numa das nossas visitas às missões. Isto porque por muito que se fale em investimentos em educação em Moçambique, as lacunas enormes surpreendem-nos todos os dias… O que nos deixa também a pensar “Como podemos nós deixar de tentar melhorar a vida dos que nos rodeiam por aqui, no mínimo que seja?”. Surpreendemo-nos mesmo em constatar, cada vez com mais profundidade, porque também cada vez mais vamos conhecendo o terreno em mais detalhe, que esta terra é quase abandonada e esquecida… Mas isso seria tema de um outro post…

As lacunas na educação passam também pelo corpo docente, em relação ao qual verificámos algumas situações preocupantes tanto no nosso “posto base”, aqui na Beira, como também nas missões (onde há situações gritantes devido ao isolamento): num país onde o desemprego é explosivo e existe uma carência enorme de professores muitos escolhem esta profissão apenas como uma função e não uma vocação; a ética e comportamentos são muitas vezes indesejáveis. Por aqui se pode ver que em muitos casos existe uma ausência de percepção da importância que o professor pode ter – um elo fundamental entre a escola, o aluno e os encarregados de educação. Só podemos contar com cidadãos mais responsáveis se cada uma destas partes cumprir a sua missão.

Desta forma, na formação que preparámos quisemos inspirar os professores para que eles tenham uma visão real da importância indiscutível que eles têm na vida de cada uma das crianças e jovens. Algumas das principais ideias que transmitimos:
- Não devemos olhar para um professor apenas como um mero interlocutor que transmite conhecimentos, mas também como um elemento fundamental na formação de cidadãos conscientes;
- A importância de estar bem informado e ser uma ponte de reflexão sobre temas de formação humana que não podem ser ignorados e reflectem as preocupações quotidianas de todos os alunos: valores e moral; higiene; sexualidade e HIV SIDA; a importância da educação da rapariga e da mulher; a importância do estudo e responsabilidade do aluno e também a responsabilidade do professor, que é fundamental; o respeito pela diferença física e mental ou psicológica dos alunos; o interesse em promover a cultura, ter espírito crítico e manter-se actualizado.



Esperamos ter contribuído para uma reflexão mais aprofundada dos professores. E no final deixámos uma pergunta no ar:


















2 comentários: